Agência Panafricana de Notícias

Exportações de minerais rendem $ 1 bilião no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- As exportações de minerais renderam mais de um bilião de dólares americanos de receitas no Zimbabwe durante os primeiros cinco meses deste ano, noticiou esta sexta-feira a imprensa local, citando o ministro zimbabweano das Minas, Obert Mpofu.
Após vários anos de declínio, o sector mineiro no Zimbabwe retomou consideravelmente na sequência da formação, no ano passado, duma coligação governamental que estabilizou a economia, e a indústria deverá, segundo as projeções, aumentar em 40 porcento este ano.
Segundo o governante zimbabweano, as receitas teriam sido mais elevadas se o Governo tivesse proibido as exportações de diamantes para se conformar às exigências comerciais do gendarme internacional deste sector.
Os responsáveis da indústria mineira afirmam que o país, que explora três minas de diamantes, dispõe de mais de um bilião de dólares americanos de stocks de diamantes desde a entrada em vigor desta medida de interdição.
"A indústria mineira exportou minerais num valor de cerca de um bilião de dólares americanos nestes últimos cinco meses, o que foi confirmado pelo Ministério das Finanças", indicou Mpofu.
Os responsáveis deste sector esperam que a interdição sobre as exportações de diamante seja levantada durante o segundo semestre deste ano e que as receitas de exportações de minerais aumentem nitidamente.
Note-se que o sector mineiro substituiu a agricultura como principal fornecedor de receitas deste país da África Austral.