Agência Panafricana de Notícias

Exército sudanês desmente destruição de helicóptero por rebeldes

Cartum, Sudão (PANA) – O Exército sudanês qualificou de “simples” alegações uma informação dos rebeldes segundo a qual um helicóptero militar que operava no leste de Kadugli, capital do Estado de Kordofan Sul, teria sido abatido pela sua artilharia.

A Frente Revolucionária, uma coligação de movimentos armados, declarou num comunicado que as suas tropas abateram um helicóptero militar.

O porta-voz do Exército, o coronel Sawarmi Khalid Saad, afirmou, quinta-feira, que o helicóptero tinha um problema técnico.

Ele acrescentou que o piloto informou o comando militar da localidade sobre este problema técnico, fez aterrar o aparelho e depois foi recuperado e transportado para a base.

O Exército sudanês e a Frente Revolucionária, uma coligação de movimentos armados das províncias de Darfur, do Nilo Azul e de Kordofan Sul, estão em confrontos no Kordofan Sul.

O movimento rebelde afirma lutar pela partilha do poder e das riquezas no Sudão, em particular após a separação em 2011 do Sudão do Sul, que se tornou num novo Estado, a República do Sudão do Sul.

-0- PANA MO/SEG/FJG/IS/FK/TON 04julho2014