Agência Panafricana de Notícias

Exército rwandês à caça de grupo armado após morte de dois civis

Kigali, Rwanda (PANA) – O Exército rwandês está à procura dos membros dum grupo armado não identificado que abateu dois civis, dos quais uma criança de 12 anos, em Rusizi, um distrito do sudoeste do Rwanda, perto da fronteira com o Burundi.

O porta-voz do Exército e Defesa do Rwanda, tenente-coronel Ngendahimana, declarou num comunicado, que um inquérito foi aberto sobre este incidente para determinar a identidade dos assaltantes.

As primeiras investigações concentram-se na fonteira com o Burundi onde homens armados não identificados se entrincheiraram após este ataque, sublinhou o Exército.

Receia-se que os rebeldes Hutus rwandeses que operam no leste da República Democrática do Congo (RDC) possam aproveitar-se da violência pós-eleitoral no Burundi para desestabilizar o Rwanda.

A tensão no Burundi foi provocada pela decisão do Presidente Pierre Nkurunziza, em abril de 2015, de disputar um controverso terceiro mandato, em violação da Constituição e dos termos dum acordo de paz que pôs termo à guerra civil que durou neste país de 1993 a 2005.

-0- PANA TWA/MA/FJG/JSG/FK/IZ 13março2017