Agência Panafricana de Notícias

Exército queniano desdobra-se no norte do país para enfrentar banditismo

Nairobi, Quénia (PANA) – O Conselho Nacional de Segurança do Quénia autorizou o desdobramento do Exército no norte do país exposto a distúrbios de banditismo que provocaram a morte de 42 polícias, a 10 de novembro corrente, em Samburu.

Esta autorização de desdobramento dada terça-feira traduz a vontade do Governo de responder eficazmente ao fenómeno do banditismo armado na localidade.

"O Conselho autorizou o desdobramento das Forças de Defesa quenianas no condado de Samburu e em várias outras zonas para prestar um reforço à Polícia queniana com vista a neutralizar os bandidos e encontrar as armas roubadas", explica um comunicado dos Serviços Presidenciais divulgado terça-feira à noite.

O Governo queniano foi criticado pela sua gestão desta crise, e a sociedade civil decidiu descer sexta-feira às ruas para protestar contra esta "incapacidade" do Executivo de conter o banditismo.

A Polícia nesta localidade está atualmente mal equipada para fazer face aos bandidos armados que se apossaram de armas dos polícias mortos.

-0- PANA AO/SEG/NFB/JSG/IBA/FK/IZ 14nov2012