Agência Panafricana de Notícias

Exército pede cessação de massacres no norte da Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) – O Exército nigeriano pediu aos autores dos massacres em várias províncias do nordeste e do centro norte da Nigéria para “cessarem imediatamente” sob pena “duma riposta decisiva das suas tropas”.

O Exército pediu aos seus comandantes no terreno « para tomarem medidas decisivas a fim de evitar o Tribunal Marcial », segundo um comunicado do porta-voz do Exército nigeriano, o brigadeiro Texas Chukwu, divulgado domingo à noite.

Presumíveis pastores Fulanis (tribo local) estão a cometer massacres nestas localidades, o que provoca represálias das milícias locais.

« Massacres sem razões e destruições gratuitas de bens que persistem nos Estados de Adamawa, Benue e Taraba chamaram a atenção do Exército nos últimos dias. Devido a esta situação, nós apelamos solenemente aos autores destes crimes para cessarem imediatamente", lê-se na nota.

O Exército nigeriano, em colaboração com os seus colegas e as outras forças de segurança, estão a trabalhar para identificar e deter todos os que estão implicados nestas matanças qualquer que seja a sua posição na sociedade, incluindo funcionários do Governo.

O Exército instou os incendiários e os assassinos a pararem com as suas atividades sob pena de enfrentar « uma intervenção decisiva » das suas tropas.

-0- PANA MON/MA/FJG/JSG/FK/DD 12março2018