Agência Panafricana de Notícias

Exército nigeriano quaifica novo vídeo de Boko Haram de "pura propaganda"

Abuja, Nigéria (PANA) – O último "pretenso vídeo" do líder da seita islamita nigeriana Boko Haram, Abubakar Shekau, é apenas uma “simples propaganda dos terroristas” para semear o medo no espírito das populações”, anunciou quinta-feira o porta-voz do Exército nigeriano,
o brigadeiro Sani Kukasheka Usman.

Numa declaração aos seus compatriotas, o brigadeiro Usman disse que eles não devem entrar em pânico visto que, frisou, "as nossas corajosas tropas desdobradas em diferentes partes do noroeste do país continuam a perseguir todas as pessoas ligadas ao grupo terrorista Boko Haram para as julgarem".

« A atenção do Exército nigeriano foi chamada por um vídeoclipe publicado pelo grupo terrorista Boko Haram que mostrava o seu presumível líder estando a fazer declarações falaciosas. Enquanto os esforços estão a serem envidados para se analisar a fundo e de forma criminológica o vídeo, o Exército nigeriano recuperou o famoso e último bastião do grupo terrorista na floresta de Sambisa”, anunciou o general Usman.

Para tranquilizar a população, o porta-voz militar indicou que esta imagem representa apenas uma propaganda terrorista e que não há motivos para se alarmar.

« Por conseguinte, a população pode voltar a fazer as suas ocupações habituais, mantendo-se vigilante e prudente em termos de segurança. Ela deve igualmente assinalar qualquer pessoa ou grupo de pessoas suspeitos às forças de segurança », assinalou o brigadeiro.

-0- PANA MON/AR/ASA/TBM/SOC/FK/DD 30dez2016