Agência Panafricana de Notícias

Exército nigeriano lança ofensiva contra Boko Haram

Lagos, Nigéria (PANA) - Algumas horas após ter abatido 35 supostos membros da seita Boko Haram durante trocas de tiros que duraram 24 horas em Damaturu, a capital do Estado de Yobe, a Força Especial Mista (JTF) efetuou um raide contra o principal esconderijo de supostos terroristas em Mubi, o centro neuvrálgico comercial do Estado de Adamawa, detendo 156 suspeitos.

Falando à imprensa pouco após a revista do local onde teve lugar o raide, o comandante da 23ª Brigada Blindada de Yola, o general John Nwaoga, explicou que esta operação se seguia a atividades clandestinas recentes e à destruição de antenas GSM em Mubi pelos supostos terroristas.

O general Nwaoga, que se fez acompanhar pelo comissário da Polícia de Adamawa, Godffrey Okeke, e pelo diretor dos Serviços Secretos do Estado (SSS) declarou que este raide ajudou os serviços de informações militares a desvendar o mistério da onda prolongada de ataques a arma de fogo e de atentados à bomba na cidade de Mubi.

Entre os objetos apreendidos durante este ataque, com o nome de código "Operation Restore Sanity", figuram engenhos explosivos aperfeiçoados, produtos químicos, armas e munições, mais de 500 facas, nove fuzis de assalto AK 47, revólveres de fabricação local, lança-roquetes, entre outros.

A JTF anunciou, além disso, segunda-feira ter abatido 35 supostos membros da seita após uma troca de tiros de 24 horas em Damaturu, a capital do Estado de Yobe.

O porta-voz da JTF em Yobe, Lazarus Eli, explicou que o tiroteio teve lugar durante um ataque para deter "os elementos terroristas em redor dos bairros de Kandahar, Pawari e do cemitério de Pawari" nesta cidade.

Eli confirmou que dois membros da JTF foram feridos durante estas trocas de tiros e que várias armas e munições foram apreendidas aos insurgentes.

Esta operação é a última duma serie de ofensivas coroadas de êxito do Exército contra a Boko Haram nos últimos tempos, após a execução dos dois altos responsáveis da seita nos Estados de Maiduguri e de Kano, no norte da Nigéria.

Domingo, um suposto kamikaze da Boko Haram fez explodir uma bomba diante duma igreja católica na capital do Estado de Bauchi, matando três pessoas e ferindo 46 outras.

-0- PANA VAO/FJG/JSG/MAR/TON 25set2012