Agência Panafricana de Notícias

Exército nigeriano captura mil e 240 supostos elementos de Boko Haram

Abuja, Nigéria (PANA) - O Exército nigeriano anunciou ter capturado mil e 240 supostos terroristas da Boko Haram e suas famílias, na floresta de Sambisa, depois de uma operação de limpeza.

O comandante da Operação "Lafiya Doye" contraa seita islâmica Boko Haram, no nordeste da Nigéria, general de divisão Lucky Irabor, declarou quarta-feira, em Maiduguri, que foram capturados 413 homens adultos, 323 mulheres, 251 rapazes e 253 meninas.

Segundo o general Irabor, os suspeitos estão sob interrogatórios para saber se são efetivamente membros da Boko Haram ou não, "porque não tem nenhum sentido que alguém que não seja membro desta seita viva na floresta de Sambisa".

Ele revelou que, no mesmo período, cerca de 30 pessoas que estavam em fuga por suspeita de pertencerem à Boko Haram renderam-se às tropas multinacionais do Níger nas margens do Lago Tchad, acrescentando que os soldados nigerianos souberam depois que foram enviados a Difa, na República do Níger.

O general Irabor disse que o Exército nigeriano não disparou contra os supostoos terroristas que se escaparam da floresta de Sambisa, porque algumas das meninas de Chibok raptadas pela Boko Haram foram usadas como escudo humano enquanto fugiam.

O Exército tomou o campo Zairo, bastião do grupo Boko Haram, a 24 de dezembro.

-0- PANA MON/MA/AKA/JSG/MAR/IZ 29dec2016