Agência Panafricana de Notícias

Exército maliano elimina líder djihadista em Mougna, no norte do país

Bamako, Mali (PANA) – O djihadista Békaye Sangar, líder da Frente de Libertação de Macina (FLM), que atua nas províncias de Mopti e de Ségou (centro do Mali), foi abatido quinta-feira pelas Forças Armadas malianas na localidade de Mougna, a 40 quilómetros de Djenné ou quase 600 quilómetros de capital Bamako, soube a PANA de fonte de segurança.

O grupo djihadista FLM é o presumível autor de vários ataques contra o Exército maliano, a administração e mesmo civis no centro do Mali.

O seu principal predicador, Amadou Koufa, é vivamente procurado pelas Forças Armadas malianas, pela Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) e pela força Barkane.

Ele faz parte dum grupo djihadista radical criado recentemente e dirigido pelo líder tuaregue do grupo djihadista Ansardine ao qual Amadou Koufa jurou lealdade.

Este novo grupo integrado por outros movimentos djihadistas reivindicou ataques recentes no Mali, no Níger e no Burkina Faso.

Segundo a fonte, o djihadista abatido, à frente dum grupo de três pessoas, seria o autor dum recente ataque contra postos da Gendarmaria e das Alfândegas em Bénéna, no círculo de Tominian, região de Ségou, num ataque que não fez nenhuma vítima mas deixos várias viaturas destruídos pelos djihadistas.

-0- PANA GT/TBM/FK/IZ 14julho2017