Agência Panafricana de Notícias

Exército líbio destrói base militar aérea da milícia Fajr Libya

Tripoli, Líbia (PANA) - O Força Aérea líbio bombardeou quinta-feira a base aérea de Al-Gardhabia em Sirtes, no leste de Tripoli, ocupada pela milícia de Fajr Libya, destruíndo um avião caça de tipo "Mig 21" em manutenção, segundo o porta-voz oficial do Estado-Maior das Forças Armadas, coronel Ahmed Al-Mesmari.

"Aviões caça levaram a cabo, quinta-feira, um ataque aéreo na base Al-Ghardhabia em Sirtes e destruíram um Mig 21 em manunteção que as milícias da Fajr Libya desdobradas na base militar pretendiam utilizar para bombardear a região do Hilal (Crescimento Petroleiro)", acrescentou o coronel Al-Mesmari.

Ele disse que os ataques aéreos visaram um agrupamento das tropas da Fajr Libya perto da zona de Houara, no leste de Sirtes, destruindo quatro véiculos, sublinhando que "qualquer agrupamento ou movimento destas milícias será visado".

A base aérea Al-Gardhabia na cidade de Sirtes representa uma fonte de abastecimento das forças da Fajr Libya, que lançou ofensivas, há cerca de dois meses, contra os guardas das instalações petrolíferas na região do Crescente Petroleiro situado entre Sirtes e Benghazi, e acolhendo os principais terminais petrolíferos.

Fajr Libya utiliza igualmente a base Al-Gardhabia como ponto de partida dos helicópteros que levam a cabo ataques aéreos contra as forças da guarda das instalações petroleiras.

-0- PANA BY/IS/MAR/IZ 06fevereiro2015