Agência Panafricana de Notícias

Exército camaronês ajuda no repatriamento de Camaroneses da República Centroafricana

Yaoundé, Camarões (PANA) - O Exército camaronês foi chamado com vista a ajudar, desde quarta-feira última, no repatriamento de cerca de 200 cidadãos camaroneses em dificuldades na República Centroafricana (RCA, constatou-se no local.

Este dispositivo militar vem assim reforçar o da Companhia Aérea Camaronesa (CAMAIR-CO) que disponibilizou um avião de tipo Boeing 767 para transportar cidadãos camaroneses que vivem na RCA e a partir donde mais de 600 pessoas conseguiram regressar ao seu país via Douala, capital económica dos Camarões.

A decisão de socorrer os Camaroneses residentes na RCA materializou-se sexta-feira última com o encaminhamento de víveres frescos, água e medicamentos para Bangui a bordo do Boeing da CAMAIR-CO que tinha por missão transportar gratuitamente para o território camaronês todos os que exprimiam o desejo de ir para lá.

Segundo as autoridades camaronesas, todos os que chegam estão a receber assistência médica e ser conduzidos para a sua localidade de origem graças a um dispositivo de acolhimento montado e coordenado pelo governador da região do Littoral em Douala, Joseph Béti Assomo.

Segundo as estatísticas, cerca de 20 mil Camaroneses viviam na República Centroafricana que partilha com os Camarões uma fronteira de cerca de mil quilómetros.

-0- PANA ENG/AB/IS/JSG/MAR/DD 20dez2013