Agência Panafricana de Notícias

Exército anuncia início de exercício militar na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA)  - O Exército nigeriano iniciará terça-feira um exercício nacional denominado "Crocodile Smile V1" (Sorriso de Crocodilo), de 20 de outubro a 31 de dezembro de 2020, soube a PANA junto da mesma instituição.

O exercício coincide com as manifestações EndSARS iniciadas, há 12 dias,.

A mobilização e operações dos manifestantes de End SARS estão a ser largamente relatadas na imprensa social, o que pressupõe que o Exército vai muito provavelmente entrar em conflito com a imprensa.

Apesar de o Exército não ter expressamente mencionado a cessação destes protestos como objetivo do exercício, ele prometeu quarta-feira a sua lealdade ao Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari.

Comprometeu-se igualmente a proteger a democracia nacional “a todo custo”.

Exortou a todos os seus oficiais e soldados a nunca se deixarem distrair por “forças antidemocráticas e agentes de desunião.”

Embora criticado por vários Nigerianos, devido a esta posição, o Exército disse estar "pronto" para apoiar plenamente a autoridade civil, seja como for, a fim de manter a ordem pública e enfrentar qualquer situação "com determinação”.

Um comunicado do Exército publicado no último fim de semana pelo seu porta-voz, o coronel Sagir Musa, declarou que uma parte do exercício militar comporta “manobras de ciberguerra concebidas para identificar, seguir e conter a propaganda negativa na imprensa social e no ciberespaço.”

De acordo com responsáveis,  o Exército nigeriano está pronto para começar o seu exercício anual "Crocodial Smile", que se realiza tradicionalmente durante o último trimestre do ano.

O exercício comportará igualmente uma vertente de identificação positiva que visa identificar terroristas de Boko Haram (seita islamita) que fogem para o nordeste e outras zonas do país, devido a operações em curso no nordeste, centro-norte e noroeste da Nigéria.

O Exército nigeriano, mais uma vez, tranquiliza todos os Nigerianos bem- intencionados sobre o seu compromisso de manter a paz e  segurança na Nigéria, exortando o público a dar-lhe o seu apoio e a sua compreensão ao longo destas manobras militares.

-0- PANA MON/AR/BAI/TBM/FK/DD  19out2020