Agência Panafricana de Notícias

Exéquias do ex-Presidente arrancam na Tanzânia

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - Milhares de tanzanianos de humor sombrio convergiram sábado ao Estádio Uhuru, em Dar es Salaam, para ver os restos mortais do seu quinto Presidente, John Pombe Magufuli, falecido quarta-feira de complicações cardíacas.

A nova Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, dirigiu os seus compatriotas, incluindo membros do Governo e outros apoiantes, para dizer  um adeus final ao finado chefe de Estado.

Os restos mortais do Presidente foram transportados num camião militar do Palácio Presidencial para a Catedral de São Pedro, onde o ex-chefe de Estado compareceu, para uma missa de réquiem antes da sua chegada ao estádio.

Os habitante de Dar es Salaam invadiram a rua que leva ao estádio para avistar o comboio que transportava os restos mortais do seu amado Presidente, escoltado por membros da Força de Defesa do Povo da Tanzânia (FDPT).

O arcebispo de Dar es Salaam, Jude Thaddeus Ruwa-iti, liderou uma outra missa de réquiem, no estádio, antes de a população começar a desfilar diante dos restos mortais.

Este sábado marca o início de uma série de obséquias públicas em três grandes cidades do país, designadamente Dar es Salaam, Dodoma e Mwanza.

Numa mudança de última hora, o Governo anunciou que os restos mortais serão transportados para Zanzibar para serem expostos ao público.

Anunciou ainda que o ex-Presidente será sepultado, no dia 26 de março de 2021, no seu distrito natal, Chato, na região de Geita, nas margens do Lago Vitória.

John Pombe Magufuli, que governava a Tanzânia desde novembro de 2015, faleceu quarta-feira aos 61 anos.

A sua morte ocorreu apenas quatro meses depois da sua reeleição para um segundo e último mandato de cinco anos, nas eleições gerais de outubro de 2020.

Magufuli não aparecia em público por quase três semanas e circulavam rumores sobre o seu estado de saúde.

Na noite de quarta-feira, a Vice-Presidente Samia Suluhu Hassan anunciou o seu falecimento, durante um discurso transmitido pela televisão à nação.

O Governo decretou um período de luto nacional de 21 dias, durante o qual as bandeiras estarão à meio-haste em todo o país.

Depois da morte do Presidente Magufuli, a Vice-Presidente foi empossada para terminar o mandato de cinco anos, como previsto na Constituição.

O finado Magufuli foi eleito Presidente pela primeira vez sob a bandeira do partido Chama Cha Mapunduzi (CCM), em 2015, antes de ser reeleito massivamente, em outubro de 2020.

Magufuli, nascido a 29 de outubro de 1959, no distrito de Chato, deixa uma viúva, Janeth, e vários filhos.

-0- PANA EBM/VAO/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 21março2021