Agência Panafricana de Notícias

Exéquias de ex-Presidente arrancam no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – O chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza, acompanhado pela sua esposa, Denise Nkurunziza, abriu segunda-feira, as cerimónias oficiais das exéquias do antigo Presidente, Jean Baptiste Bagaza, no Palácio dos Congressos de Kigobe e sede da Assembleia Nacional (Parlamento) onde estava exposta a urna do defunto.

Os restos mortais chegaram domingo à noite proveniente de Bruxelas, na Bélgica, onde o antigo Presidente burundês faleceu recentemente aos 69 anos de idade, incluindo 11 passados no poder, entre 1976 e 1987.

Membros do Governo, deputados e senadores, altos oficiais do Exército bem como diplomatas estrangeiros acreditados no Burundi participaram igualmente na cerimónia de adeus e apresentaram as suas condolências à esposa do finado, Fosta Bagaza, e a quatro dos seus filhos.

As obséquoas oficiais do defunto Presidente e senador vitalício estão previstas para terça-feira, na sua residência de Vugizo, no sudeste da capital burundesa.

Diversos meios exprimiram a sua homenagem desde o anúncio da morte do estadista cuja contribuição ao desenvolvimento socioeconómico do país « nunca será esquecida », segundo um comunicado do Governo burundês.

-0- PANA FB/JSG/MAR/IZ 16maio2016