Agência Panafricana de Notícias

Ex-primeiro-ministro rwandês eleito presidente do Senado

Kigali, Rwanda (PANA) - O ex-primeiro-ministro rwandês, Bernard Makuza, de 53 anos de idades, foi eleito terça-feira presidente do Senado do Rwanda, poucas semanas após a renúncia do seu antecessor, Jean Damascène Ntawukuliryayo, depois ter escapado a uma moção de censura, constatou no local a PANA.

Bernard Makuza, apartidário, competia com o ex-ministro rwandês da Informação, Laurent Nkusi, do Partido Liberal, que retirou a sua candidatura por motivos pessoais.

Makuza desempenhou, durante 11 anos, as funções de primeiro-ministro e as de embaixador do Rwanda no Burundi e na Alemanha.

O ex-presidente do Senado rwandês, Ntawukuliryayo, também já ocupou diferentes postos na hierarquia política do país, nomeadamente como presidente do Parlamento rwandês, ministro da Educação e Infraestruturas e da Saúde.

Continuará a militar na Câmara na qualidade de senador sob a bandeira da sua formação política, o Partido Social Democrata (PSD).

Farmacêutico de profissão, Ntawukuliryayo foi candidato às eleições presidenciais de 2010 que deram vitória ao atual Presidente do Rwanda, Paul Kagamé, sob a bandeira da Frente Patriótica Rwandesa (FPR).

-0- PANA TWA/DIM/DD 14out2014