Ex-primeiro-ministro maliano em detenção vigiada
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O ex-primeiro-ministro da transição no Mali, Choguel Kokalla Maiga (2021-2024), está em detenção vigiada desde terça-feira última por “lesão a bens públicos”, soube a PANA de fonte oficial.
Maigas chegou ao Pólo Nacional Económico e Financeiro às nove horas, onde ficou até às 14 horas, momento em que lhe foi notificada a detenção vigiada, por não ter havido uma confrontação anteriormente anunciada com alguns dos seus ex-colaboradores, declarou num comunicado o seu advogado, Cheick Oumar Konaré.
Segundo a nota, o réu tinha sido ouvido pela primeira vez a 1 de agosto de 2025 pela Brigada do Pólo Nacional Económico e Financeiro.
Esta medida foi tomada antes da transmissão do seu processo às autoridades competentes, acrescentou o advogado.
Frisou que esta medida afeta igualmente vários dos seus antigos colaboradores, nomeadamente o seu ex- diretor de gabinete, Issiaka Ahmadou Singaré, e três ex-diretores administrativos e financeiros da Primatura.
A sua detenção vigiada surge no quadro de uma investigação sobre alegada lesão aos bens públicos, segundo um relatório dum fiscalizador geral.
Porém, o ex-primeiro-ministro maliano está a ser teatado com respeito por oarte do pessoal da Brigada, e beneficia da presunção de inocência até a uma eventual condenação pelas jurisdições competentes, lê-se no relatório.
-0- PANA NTDD/JSG/SOC/DD 13agosto2025