Agência Panafricana de Notícias

Ex-primeiro-ministro cabo-verdiano chefia observadores da CEDEAO nas presidenciais da Guiné Conakry

Praia, 13 Out (PANA) – O ex-primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves , chefiar uma equipa de observadores da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) nas eleições presidenciais da Guiné Conakry, a acontecerem a 18 de outubro corrente, apurou a PANA na cidade da Praia, de fonte segura.

Em declarações à imprensa antes da sua partida,  José Maria Neves informou que a delegação de observadores que chefia integra entre 70 a 80 membros.

Adiantou que a situação na Guiné Conakry é de “alguma instabilidade” com vários candidatos, o que, a seu ver, faz com que a disputa seja “muito renhida.”

“Consensualmente as diferentes partes aceitaram que Cabo Verde, na pessoa do ex-primeiro-ministro, conduzisse a delegação da CEDEAO para observar as eleições. No fundo, é das delegações mais importantes que estarão em Conakry para a observação das eleições”, afirmou.

“Enquanto membro da CEDEAO, Cabo Verde tem participado ativamente, essencialmente através do chefe do Estado” para realização das mesmas, frisou.

Também o atual primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, considerou “prestigiante” para Cabo Verde a escolha de seu antecessor na chefia do Governo para encabeçar a equipa de observadores da CEDEAO nas eleições presidenciais na Guiné Conakry.

“A escolha de um alto representante, ex-primeiro ministro de Cabo Verde, com a aceitação consensual dos candidatos do poder e da oposição, é prestigiante para o nosso país”, escreveu o chefe do Governo cabo-verdiano na sua página das redes sociais Facebook, depois de ter recebido, em audiência, José Maria Neves.

José Maria Neves foi presidente do Partido Africana da Independência de Cabo Verde (PAICV), formação politica que, enquanto partido único, governou Cabo Verde durante os primeiros 15 anos de independência e mais tarde também, por 15 anos, já no regime pluralista instaurado no arquipélago em 1991,

José Maria Neves é apontado como um potencial candidato ao cargo de Presidente da Republica de Cabo Verde, nas eleições presidenciais que terão lugar em 2021 em Cabo Verde.

-0- PANA CS/DD 14out2020