Agência Panafricana de Notícias

Ex-presidente de Federação da Guiné-Equatorial de Futebol suspenso por desvio de fundos

 

Zurique, Suíça (PANA) - O ex-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Equatorial, Domingo Mituy Edjang, foi suspenso para quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) por "desvio de fundos" da instituição reitora de futebol mundial, soube a PANA de fonte oficial.

A FIFA afirma que o Comité de Ética também impôs uma multa de 80 mil francos suíços (aproximadamente 80 mil de dólares americanos) a Mituy Edjang, pelos mesmos motivos.

Mituy Edjang foi condenado por corrupção relacionada com fundos da FIFA, disponibilizados para a Federação da Guiné-Equatorial de Futebol, em 2014, ano em que as federações filiadas na FIFA haviam recebido donativos de 250 mil dólares americanos cada, além de um bónus inicial de 250 mil  de dólares americanos para cada uma com base na receitas do Mundial de 2014.

Em 2014, Mituy Edjang foi membro do Comité de Futsal da FIFA, enquanto o vice-presidente foi o Uruguaio Eugenio Figueredo.

Figueredo foi suspenso definitivamente pela FIFA, quarta-feira última, por receber milhões de dólares como subornos no âmbito de  acordos comerciais para competições sul-americanas.

-0- PANA VAO/ASA/BEH/DIM/DD 03out2019