Agência Panafricana de Notícias

Ex-presidente da Câmara Municipal de Ouagadougou detido no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Marin Casimir Ilboudo, antigo presidente da Câmara Municipal de Ouagadougou e um dos tenores do regime deposto de Blaise Campaoré, foi detido quarta-feira pela Gendarmaria Nacional por supostos desvios financeiros, soube quinta-feira a PANA de fontes de segurança.

IIboudo, que foi vereador de um dos distritos de Ouagadougou de 2000 a 2012, antes de ser nomeado edil da capital burkinabe foi detido no "quadro dum inquérito sobre peculatos financeiros e atribuições de parcelas de terra na cidade, como os seus antecessores que foram igualmente detidos", indicou um responsável da Brigada de Gendarmaria de Boulmiougou.

Desde a destituição de Blaise Compaoré, destituído por uma insurreição popular, em finais de outubro de 2014, vários dos seus ministros do último Governo, suspeitos de desvios, foram detidos antes de serem libertos em abril, enquanto cerca de 10 membros influentes do seu partido estão ainda em prisão.

O Burkina Faso vai organizar eleições presidenciais e legislativas a 11 de outubro de 2015 para pôr termo a um ano de transição.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/IZ 25junho2015