Agência Panafricana de Notícias

Ex-partido da oposição saúda bravura de Exército lealista burkinabe

Ouagadougou , Burkina Faso (PANA) – A União para o Progresso e Mudança (UPC), do ex-líder da oposição e candidato às eleições presidenciais, Zéphirin Diabré, saudou a atitude do Exército nacional, que lançou terça-feira um assalto contra os ex-golpistas que se recusavam a depor as armas.

« Com brio e profissionalismo, eles (os militares lealistas) cumpriram com uma missão à altura das expetativas do povo burkinabe », nota um comunicado da UPC publicado esta quarta-feira.

No comunicado, a UPC saúda a bravura do Exército Nacional e a opção salutar tomada pelas autoridades de transição.

O Governo de transição do Burkina Faso anunciou a libertação das posições ocupadas pelos ex-golpistas após o assalto lançado contra eles terça-feira à tarde.

O balanço do assalto ainda não foi estabelecido pelas forças armadas, enquanto as violências após o golpe de Estado fizeram oficialmente 11 mortos e mais de 200 feridos.

A UPC instou os seus militantes e todos os cidadãos burkinabes a continuar vigilantes e a ter confiança nas autoridades judiciais para um tratamento diligente dos dossiês ligados ao golpe de Estado frustrado.

-0- PANA NDT/JSG/FK/TON 30set2015