Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro senegalês do Interior posto em liberdade

Dakar, Senegal (PANA) - O antigo ministro senegalês do Interior, Ousmane Ngom, detido quarta-feira em Kolda (sul), foi liberto quinta-feira e colocado sob controlo judicial, após ter passado a noite em detenção nas instalações de uma brigada de Pesquisas da Gendarmaria em Dakar.

Intervindo na rádio privada de Dakar "Zik FM", Ngom, advogado de profissão, declarou à sua saída do tribunal que ele foi "raptado e feito refém" com o objetivo de o impedir de participar na campanha para as eleições legislativas de 1 de julho próximo.

Detido por elementos da Brigada de Intervenção Polivalente (BIP) da Polícia antes de ser transferido para Dakar por avião, Ngom foi ouvido no quadro de um inquérito ao património.

"Eles desejaram intimidar-me. É a intimidaçõa para nos impedir de fazer campanha. Mas estou mais que nunca determinado a continuar o meu combate".

Convocado em inícios de junho corrente pelo juiz, para uma audiência no quadro da repressão do enrequecimento ilícito, o antigo ministro decidira, após uma longa espera sem ser ouvido, deixar o local, declarando que já não responderia a uma notificação da Polícia, antes das eleições legislativas, convidando os ex-dirigentes do regime do ex-Presidente Abdoulaye Wade a fazer o mesmo.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/IZ 23junho2012