Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro egípcio condenado por corrupção organizada

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – Um antigo ministro egípcio foi condenado esta terça-feira no Cairo a cinco anos de prisão por contumácia e três outros foram absolvidos no termo do seu julgamento por corrupção organizada.

Trata-se do ex-ministro do Comércio Externo e Indústria, Rashid Mohammed Rashid, foi condenado por contumácia por má gestão de fundos públicos.

Sob um mandado de captura internacional, o antigo governante egípcio foi precedentemente condenado a cinco anos de prisão por desvio de fundos.

Num outro caso, o Tribunal absolveu os antigos ministros da Informação, Anas Al-Fiqi, e das Finanças, Yussef Boutros Ghali, acusados injustamente de má gestão dos fundos públicos durante as eleições legislativas do ano passado.

Atualmente no estrangeiro, Ghali foi condenado por contumácia a 30 anos de prisão num outro caso de corrupção alé, de ser objeto dum mandado de captura internacional.

Al-Fiqi deve ainda responder por outras acusações de corrupção em vários outros casos.

O ex-ministro do Alojamento, Ahmed al-Maghrabi, detido depois de culpado de aquisição ilegal dum bem público e de desperdício de fundos públicos, foi igualmente absolvido esta terça-feira num caso de fraude que envolve um outro bem.

-0- MI/VAO/NFB/AAS/IBA/FK/DD 05julho2011