Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro e diretor de Ali Bongo Ondimba detidos no Gabão

Libreville, Gabão (PANA) – Quatro ministros  foram conduzidos sábado à Cadeia Central de Libreville, a capital gabonesa, na sequência de uma longa audição diante dos juízes de instrução no quadro de um inquérito anticorrupção de grande envergadura.

Estes ministros são acusados de malversações financeiras e branqueamento de capitais em grupo organizado. Com efeito, os juízes de instrução   estabeleceram a sua culpabilidade em crimes de delapidação do dinheiro público.

De cara triste e algemas nos punhos, os quatro altos funcionários embarcaram num autocarro que viria  a conduzir-lhes ao Centro de Detenção, constatou a PANA, no local.

Desde o lançamento da operação "Mamba 2”, depois da “Escorpião”, os principais presumíveis culpados  estão na mira da justiça pelos mesmos delitos.

São os investigadores da Direção Geral de Investigação (DGR), ajudados por outros peritos neste domínio, que descobriram na empresa petrolífera Gabon Oil  Company (Goc) um desfalque de 85 biliões de francos CFA, nos documentos de  contabilidade  e cuja lista dos beneficiários seria enorme.

Na mesma ordem de ideias, as buscas efetuadas casas dos acusados deram "somas muito vertiginosas”, confiam os investigadores.

Até 2 de dezembro último, data da nova remodelação governamental, Brice Laccruche Alihanga era ministro encarregado do Acompanhamento da Estratégia do Investimento Humano e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Governo de Nkoghe  Bekale IV.

Por seu turno, Roger Owono Mba era o ministro da Economia, Finanças e Solidariedades Nacionais.

Quanto a  Emmanuel Norbert Tony Ondo Mba e Noël  Mboumba, estes eram respetivamente ministro da Energia e Recursos Hidráulicos  e ministro das Minas, Petróleo, Gás e Hidrocarbonetos.

Na quinta-feira, um quinto ministro, Justin Ndoundangoye, inicialmente encarregado dos Transportes e Equipamento, foi apresentado aos juízes .

Deputado que recuperou o seu assento na Assembleia Nacional após a sua demissão do Governo,  ele beneficiou da imunidade parlamentar e saiu livre do Gabinete de Instrução para aguardar até que seja levantada a sua imunidade.

-0- PANA LAW/IS/SOC/FK/IZ  15dez2019