Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro dos Negócios Estrangeiros detido no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O general Djibril Bassolé, último ministro dos Negócios Estrangeiros do ex-Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, acusado de cumplicidade com os golpistas, foi detido terça-feira em Ouagadougou, soube-se de fonte das forças de segurança.

Bassolé, cuja candidatura às eleições presidenciais foi invalidade pelo Conselho Constitucional por ter figurado no último Governo do antigo regime, foi acusado, segunda-feira, pelo Governo de transição de se associar ao general Gilbert Diendéré para "instrumentalizar" os soldados do ex-Regimento de Segurança Presidencial (RSP) autor do golpe de Estado abortado.

Bassolé e Dienderé foram ainda acusados de estar em contacto com grupos terroristas e jibadhistas para os apoiar no Burkina Faso.

Num comunicado terça-feira, Bassolé falou duma "campanha de diabolização" depois das "medidas de exclusão e de obstinação politico-judicial, de que foi vítima".

O Governo da transição tranquilizou o povo do Burkina Faso que tomou disposições para a garantia da sua segurança, a continuação do processo do desarmaneto do ex-RSP e a rendição da minoria de irredutíveis isolados no campo Naaba Koom, situado em Ouagadougou 2000.

Os elementos do RSP, autores do golpe de Estado e cuja dissolução foi pronunciada pelo Governo, estão acantonados no seu campo próximo da Presidência, no bairro residencial de Ouaga 2000, onde os movimentos das populações estão limitados por receio de eventuais confrontos entre ex-golpistas e lealistas.

O Aeroporto Internacional de Ouagadougou encerrou, há algumas horas, constatou PANA no local.

-0- PANA NDT/IS/MAR/TON 29set2015