Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro dos Desportos de Compaoré beneficia de liberdade provisória no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O último ministro dos Desportos do regime de Blaise Compaoré, o coronel Yacouba Ouédrago, encarcerado desde 18 de novembro último no quadro do golpe de Estado frustrado de 16 de setembro último, beneficiou quinta-feira última duma liberdade provisória, soube-se de fonte oficial.

Ouédraogo, que passou cinco meses numa cadeia militar em Ouagadougou, foi também o presidente da União para um Burkina Faso Novo (UBN), cuja candidatura às eleições presidenciais de novembro de 2014 tinha sido rejeitada pelo Conselho Constitucional por ter apoiado o projeto de revisão constitucional de Blaise Compaoré que causou a revolta popular que derrubará este regime em outubro de 2014.

A 16 de setembro último, os soldados do ex-Regimento da Segurança Presidencial (RSP) derrubaram brevemente o regime de transição, antes de serem logo depois neutralizados pelo povo e por colunas do Exército Regular provenientes do interior do país.

A resistência popular a este golpe de Estado, que adiou as eleições, de 11 de outubro para 29 de novembro de 2015, custou a vida a 15 pessoas o ferimento de mais de 200 outras.

Após o golpe de Estado, várias pessoas suspeitas de ter apoiado os golpistas foram detidas, nomeadamente os generais Gilbert Diendéré e Djibril Bassolée vários oficiais militares, a que se juntam personalidades civis objetos de mandado de captura no quadro desde caso.

-0- PANA NDT/TBM/SOC/FK/DD 1abril2016