Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro dos Desportos de Blaise Compaoré detido no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O ex-ministro dos Desportos do antigo regime do Presidente Blaise Compaoré, Yacouba Ouédraogo, foi detido e inculpado quarta-feira pela sua suposta implicação no golpe de Estado fracassado de 17 de setembro último, soube-se em Ouagadougou de fonte oficial.

Após a destituição do regime de Blaise Compaoré, na sequência duma insurreição popular em outubro de 2014, Ouédraogo criou o seu partido político denominado "União para um Burkina Novo (UBN).

A sua candidatura às eleições presidenciais de 29 de novembro próximo foi rejeitada pelo Conselho Constitucional, lembre-se.

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Blaise Compaoré, Djibril Bassolé, o general Gilbert Diendéré, do antigo Regimento de Segurança Presidencial (RSP), e vários outros militares foram todos responsabilizados pela organização do golpe de Estado.

A 11 de novembro último, a Comissão de Inquérito anunciou ter identificado os "comanditários, cúmplices e executores" do golpe de Estado, sublinhando ter ouvido 221 vítimas dos acontecimentos que fizeram 15 mortos e 250 feridos.

-0- PANA NDT/AAS/FK/IZ 19nov2015