Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro detido e liberto sob caução por divulgar artigo crítico ao Estado nigeriano

Lagos, Nigéria (PANA) – Um antigo ministro nigeriano, Mnasir El-Rufai, foi detido e liberto depois sob caução pelos agentes dos Serviços de Segurança do Estado (SSS) por causa de um artigo divulgado por um jornal local e crítico ao modo de vida caro do Estado, sobretudo as enormes alocações orçamentais concedidas a agências de segurança.

El-Rufai foi detido sábado de manhã em Abuja, a capital federal nigeriana, à sua chegada ao aeroporto, proveniente de Londres (Inglaterra), e foi liberto sob caução apenas às 11 horas (locais).

O porta-voz dos Serviços de Segurança Nacional, Marilyn Ogar, confirmou a sua detenção num comunicado, sublinhando isto se deveu a um artigo divulgado por este último e cujas declarações são julgadas « incitativas, incendiárias e falsas".

« É pertinente notar que, apesar da entrada em vigor da lei sobre a liberdade de imprensa (Freedom of Information Bill, FOI) , o acusado recusou-se a verificar as suas informações antes de as publicar. Ele preferiu desinformar a opinião pública com dados maliciosamente combinados com vista a provocar a fúria da população e levá-la a desacreditar o Governo Federal”, declarou a responsável nigeriana.

O antigo ministro nigeriano deve apresentar-se diante dos agentes dos Serviços de Segurança para inquéritos complementares, indica-se.

-0- PANA SEG/ASA/TBM/FK/DD 03julho2011