Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro de Comunicação de Blaise Compaoré detido no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Alain Edouard Traoré, o último ministro da Comunicação do derrubado Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, foi detido em Ouagadougou por malversações na Televisão Pública do Burkina Faso, no quadro dos inquéritos abertos pelo Alto Tribunal de Justiça, soube a PANA de fontes judiciais.

Em meados de julho último, 60 deputados do Parlamento interino burkinabe votaram a acusação, diante do Alto Tribunal de Justiça, do Presidente destituído, Blaise Compaoré, por "alta traição e atentado à Constituição", bem como membros do seu último Governo.

São imputadas ao ex-ministro da Comunicação "múltiplas violações intencionais dos processos de adjudicação de mercados públicos que resultaram no desvio ou dissipação, para seus interesses pessoais, de 100 biliões de francos CFA (cerca de 150 mil euros) pertencentes ao Estado", indica-se.

Blaise Compaoré foi derrubado a 3 de outubro de 2014 por ter tentado modificar a Constituição para disputar um terceiro mandato presidencial, depois de ter exercido, sem partilha, o poder durante 27 anos.

-0- PANA NDT/TBM/SOC/MAR/DD 04nov2015