Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro da Informação na Zâmbia sob inquérito por corrupção

Lusaka, Zâmbia (PANA) – A Comissão de Luta contra a Corrupção da Zâmbia (ACC) empreendeu segunda-feira inquéritos sobre o ministro zambiano da Informação, Chishimba Kambwili, demitido na semana passada pelo Presidente da República, Edgar Lungu.

« Devido a recentes pedidos de informações da imprensa sobre como a Comissão contra a Corrupção leva a cabo inquéritos sobre alegações de corrupção contra Kambwili, ex-ministro da Informação e Radiodifusão, informo-lhes que houve um inquérito sobre o ilustre Kambwili no tocante a alegações de práticas de corrupção », declarou segunda-feira, num comunicado, o porta-voz da ACC, Timothy Moona.

« Estes inquéritos estão em curso mas a Comissão não desejaria fazer outras observações, porque isto pode comprometer os inquéritos », acrescentou.

Segundo a imprensa local, Kambwili, que já foi porta-voz do Governo, é objeto dum inquérito sobre suas amplas riquezas desde que começou a servir o Governo.

A CAC investiga ainda sobre as casas que Kambwili contruiu em terras pertencentes ao Luanshaya Golf Club, na província de Copperbelt, onde ele é membro do Parlamento, bem como a construção de cerca de 200 apartamentos de luxo.

A Comissão examina igualmente como a sua empresa, Kambili's Mwamona Investments, conseguiu obter vários contratos da Agência de Desenvolvimento Rodoviário, empresas mineiras e de assistências.

-0- PANA MM/VAO/MTA/IS/MAR/DD 15nov2016