Agência Panafricana de Notícias

Ex-líder golpista detido no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O general maliano Amadou Sanogo, autor do golpe de Estado de 22 de março de 2012 então com o grau militar de capitão, foi detido quarta-feira por um grupo de soldados que o conduziram à Escola da Gendarmaria de Faladié (leste de Bamko) para ser ouvido pelo juiz de instrução do Tribunal de Bamako, Yaya Karembé, soube a PANA de fonte oficial.

Ele foi detido na sua casa na Base B do Exército maliano, e fonte próxima do processo indicou que esta detenção "quase musculada" de Sanogo, que se recusou várias vezes a responder à convocação do juiz, poderá levar à sua encarceração.

O general Sanogo, capitão na altura do golpe de Estado elevado depois ao grau de general pelo Presidente de transição, Dioncounda Traoré, no fim do processo de transição, vai ser ouvido no quadro de um inquérito sobre as execuções sumárias e desaparecimentos ocorridos pouco depois do golpe de Estado.

Trata-se execuções e desaparecimentos que se seguiram a confrontos entre boinas vermelhos (comandos paraquedistas próximos do Presidente então deposto, Amadou Toumani Touré) e boinas verdes, unidade militar de origem do então chefe golpista.

-0- PANA GT/TBM/MAR/IZ 27nov2013