Agência Panafricana de Notícias

Ex-governador do banco central angolano sob investigação criminal

Luanda, Angola (PANA) - A Procuradoria-Geral da República (PGR) angolana anunciou ter aberto uma investigação criminal contra o ex-governador do Banco Nacional de Angola (BNA, central), Valter Filipe, por suposto envolvimento numa "transferência ilícita" de 500 milhões de dólares americanos para uma conta no exterior do país.

Segundo a imprensa local, Valter Filipe foi ouvido "demoradamente" na Direção Nacional de Investigação e Ação Penal (DNIAP), um dia depois de ter regressado a Angola, proveniente da África do Sul.

De acordo com a mesma fonte, estaria também envolvido na mesma operação bancária José Filomeno dos Santos, ex-presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola e filho do anterior chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

A transferência bancária em causa teria sido realizada em setembro de 2017, um mês antes da demissão de Valter Filipe do cargo de governador, para uma conta do banco Credit Suisse de Londres titulada por uma empresa alegadamente fictícia detida por José Filomeno dos Santos.

Para além do filho do antigo Presidente angolano, estão também arrolados no mesmo processo outros funcionários do banco central angolano e entidades públicas, cujos nomes ainda não foram revelados.

Depois de ser ouvido e constituído arguido, o antigo governador do BNA está impedido de sair do país e obrigado a apresentar-se periodicamente na DNIAP.

-0- PANA IZ 15março2018