Agência Panafricana de Notícias

Ex-governador do Banco Central da Nigéria proibido de viajar para estrangeiro

Lagos, Nigéria (PANA) – A Polícia Secreta da Nigéria proibiu o governador suspenso do Banco Central da Nigéria (CBN), Sanusi Lamido Sanusi, de viajar para o estrangeiro, indicando ter agido por instruções provenientes "do mais alto nível", noticiou domingo a imprensa local.

Segundo o jornal online “Premium Times”, Sanusi foi suspenso das suas funções pelo Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, a 20 de fevereiro último, na sequência duma suposta imprudência financeira.

Ele não foi autorizado sábado a viajar num voo da companhia turca « Turkish Airlines » com destino a Istambul a caminho da Árabia Saudita onde ele pretendia efetuar uma pequena peregrinação, indicou o Premium Times.

Funcionários dos Serviços de Segurança do Estado (SSS) confiscaram o passaporte de Sanusi numa altura em que ele se preparava para entrar no avião no aeroporto internacional Aminu Kano, na cidade nortenha de Kano.

A ação dos SSS surge apesar duma decisão de Justiça que proibiu esta agência e à Polícia de perseguir Sanusi ou de confiscar o seu passaporte.

A suspensão de Sanusi provocou um enorme debate porque ocorreu pouco tempo depois de ele denunciar às autoridades competentes o desaparecimento de 20 biliões de dólares americanos de receitas petrolíferas pela empresa « Nigerian National Petroleum Corporation »(NNPC, sigla em inglês), dirigida pelo Estado.

-0- PANA SEG/AKA/IS/FK/IZ 05maio2014