Agência Panafricana de Notícias

Ex-funcionários postais compensados na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Cinquenta e quatro ex-trabalhadores dos Correios, vítimas de expulsões e deportações subsequentes a conflitos étnicos entre a Mauritânia e o Senegal, em abril de 1989, vão em breve beneficiar do pagamento dos seus direitos, soube a PANA no fim de semana do coletivo de defesa dos seus interesses.

A decisão segue-se a uma série de manifestações, nomeadamente diante da Presidência, e diligências entre o Ministério das Finanças; a Mauritel (operadora histórica de telecomunicações), e a Mauripost, duas empresas resultantes da cisão do antigo serviço público postal.

Os seus agentes obtiveram assim luz verde do Estado para receberem um total de 54 milhões de ouguiyas mauritanos cada (cerca de 18 mil dólares americanos).

Por decisão tomada pelo Conselho de Ministros, a 15 de outubro de 2009, o Governo da Mauritânia decidiu realizar um censo dos funcionários e agentes do Estado vítimas dos acontecimentos de 1989 com vista à resolução deste problema.

Milhares de funcionários e agentes do Estado, entre os quais 184 polícias, vão beneficiar da regularização total de cerca de dois milhões e 330 mil milhôes de dólares americanos.

-0- PANA SAS/DIM/IZ 28julho2014