Agência Panafricana de Notícias

Ex-diretor de gabinete de Muamar Kadafi sobrevive à tentativa de assassinato na África do Sul

Tripoli, Líbia (PANA) – O ex-diretor de Gabinete de Muamar Kadafi, Bechir Saleh, foi alvo duma tentativa de assassinato na África do Sul, noticiou sábado a imprensa líbia.

Assaltantes desconhecidos dispararam contra Bechir Saleh na sua residência em Pretória, a capital sul-africana, indicaram as mesmas fontes, citando parentes da vítima como tendo afirmado que o seu estado de saúde está estacionário.

Desconhecidos mandaram parar o carro de Bechir Salah e dispararam contra ele, ferindo-o com dois tiros, dos quais um o atingiu a nível do peito e outro a nível do abdómen. Este último foi evacuado de imediato para um hospital onde foi operado logo depois, dizem seu parentes.

Saleh vive em Joanesburgo, segunda cidade sul-africana, enquanto refugiado, logo depois de deixar a França entre as duas voltas das eleições presidenciais de 2012 neste país, onde vivia exilado após a "Revolução de 17 de fevereiro" que, seis meses depois, derrubara o então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder ditatorial.

Bechir Saleh declarou, numa entrevista a France 24, em setembro último, estar a trabalhar com o comandante do atual Exército Nacional Líbio, o marechal Khalifa Haftar, e o presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez Al-Sarraj, para restabelecer a segurança e a estabilidade na Líbia.

Afirmou na mesma ocasião que Seif Al-Islam Kadafi, um dos filhos de Muamar Kadafi, "é capaz de unir de novo os Líbios".

-0- PANA BY/IS/SOC/FK/DD 25fev2018