Agência Panafricana de Notícias

Ex-comissário europeu pede eleições transparentes na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Louis Michel, antigo comissário europeu, que dirigiu uma missão conjunta da União Europeia (UE) e do grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP), na Mauritânia, defende a organização de eleições legislativas e municipais transparentes neste país, segundo uma declaração emitida feita quinta-feira.

Apresentando o balanço da missão, Louis Michel defendeu que a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) seja consensual, que se faça o registo das populações e se distribua os cartões de eleitores para evitar a desordem e a contestação dos resultados eleitorais.

Inicialmente previstas para novembro de 2011, as eleições legislativas e municipais na Mauritânia foram adiadas para data a ser fixada pela CENI.

A delegação paritária UE/ACP reuniu-se com o Presidente Mohamed Ould Abdel Aziz, com o chefe da oposição, Ahmed Ould Daddah, e com os representantes das organizações da sociedade civil, para falar de segurança, da crise no Mali, da ameaça da insegurança alimentar e da crise política na Mauritânia marcada por relações cada vez mais tensas entre e o poder e a oposição.

-0- PANA SAS/TBM/IBA/MAR/IZ 29junho2012