Agência Panafricana de Notícias

Ex-chefe de Serviços de segurança condenado por rebelião no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - O ex-número 2 dos serivços de segurança do Congo, Marcel Ntsourou, de 57 anos de idade, foi condenado quinta-feira por rebelião a trabalhos forçados à perpetuidade pelo Tribunal Criminal de Brazzaville.

Marcel Ntsourou foi preso a 16 de dezembro de 2013 depois de violentos confrontos entre o Exército e a sua guarda próxima em pleno centro da cidade de Brazzaville, que fizeram oficialmente 32 mortos.

O Tribunal Criminal de Brazzaville acusou-o de rebelião, detenção ilegal de armas de guerra e de munições, lesões voluntárias e assassinatos.

Ex-secretário-geral adjunto do Conselho Nacional de Segurança, Marcel Ntsourou foi julgado com 113 outros co-acusados.

Cerca de 59 pessoas, incluindo a sua esposa, foram absolvidas, enquanto 54 outras vão cumprir penas que vão de sete a 15 anos de trabalhos forçados.

Marcel Ntsourou já foi condenado em 2013 a cinco anos da mesma pena com suspensão, uma pena posteriormente convertida em cinco anos de prisão firme no caso das "explosões de Mpila, bairro do leste de Brazzaville, que, em março de 2013, fizeram pelo menos 282 mortos e mais de dois mil e 300 feridos.

Os advogados do Estado congratularam-se com o julgamento divulgado esta quinta-feira, enquanto os da defesa qualificaram a decisão de "injusta e ilegal".

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 11set2014