Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente tchadiano nomeado enviado especial da CEEAC para Grandes Lagos

Paris, França (PANA) - O antigo Presidente do Tchad, Goukouni Weddeye, foi nomeado enviado especial da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) nos países dos Grandes Lagos, soube a PANA de fonte oficial terça-feira.

O ex-chefe de Estado tchadiano, que foi escolhido no termo da 46ª sessão dos chefes de Estado e de Governos da CEEAC segunda-feira em N´Djaména, a capital tchadiana, deverá ocupar-se em particular do Burundi, mas igualmente das crises que abalam vários países da África Central como a República Centroafricana e a República Democrática do Congo.

Nascido em 1944, Goukouni Weddeye dirigiu o Governo de União Nacional de Transição (GUNT) de setembro de 1979 a junho de 1981 depois dum acordo assinado entre as diferentes tendências político-militar em guerra no Tchad nesta época.

Destituído por Hissène Habré em junho de 1982, o Presidente Goukouni Weddeye, elogiado pelas suas disposições ao diálogo e à procura do consenso, saiu do Tchad antes de regressar e instalar-se definitivamente no país em agosto de 2009 depois de 22 anos de exílio.

-0- PANA BM/IS/MAR/TON 26maio2015