Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente tchadiano ausente do seu julgamento de recurso em Dakar

Dakar, Senegal (PANA) – O ex-Presidente tchadiano, Hissein Habré, esteve ausente na abertura do seu julgamento de recurso esta segunda-feira no Palácio de Justiça de Dakar, constatou a PANA no local.

Habré não se apresentou, os seus advogados depositaram uma isenção junto da Câmara Africana Extraordinária Criminal de Apelação sobre a qual os juízes devem pronunciar-se nas próximas horas, mas por enquanto os debates prosseguem.

Declarado culpado de crimes contra a humanidade, crimes de guerra e torturas, o ex-chefe de Estado tchadiano foi condenado a 30 de maio último à prisão perpétua, no termo dum julgamento de 10 meses.

Os seus advogados que denunciam uma pena demasiado pesada tinham interposto recurso na Câmara Africana Extraordinária de Apelação presidida por um juiz maliano, Wafi Ougadèye, ex-conselheiro no Supremo Tribunal do Mali, coadjuvado por dois Senegaleses.

Hissein Habré está em detenção numa prisão de Dakar desde 2 de julho de 2013, acusado de ser "o principal responsável pela morte de quase 40 mil pessoas durante o seu mandato à frente do Tchad de 1982 a 1990.

Ele foi destituído por um golpe de Estado dirigido por Idriss Déby Itno, atual Presidente tchadiano, tendo, desde então, fugido para o Senegal onde vive exilado até ao seu encarceramento.

-0- PANA KARL/JSG/FK/DD 9jan2017