Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente tchadiano Habré apresentado em tribunal no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) - O presidente das Câmaras Africanas Extraordinárias Penais encarregado de julgar o ex-Presidente tchadiano Hissein Habré e o coacusado Gberdao Gustave Kam decidiu que o primeiro seja apresentado pela “força pública” perante o tribunal, terça-feira.

"Nós, presidentes das Câmaras Especiais Penais (...) ordenamos que o acusado Hisseine Habré seja conduzido pela Polícia perante o Tribunal'', declarou Kam.

Esta decisão segue-se à recusa do ex-Presidente do Tchad de comparecer no primeiro dia do seu julgamento. Na sua ausência, o Tribunal instruiu um oficial de Justiça a notificar da obrigação de responder aos juízes, antes da suspensão da audência ocorrida ao meio-dia.

Na retomada pouco depois das 15:00 horas locais, Gberdao Gustave Kam informou das conclusões do oficial de justiça. Hissein Habré disse ao oficial de justiça que ele não reconhece esta jurisdição.

''Estas câmaras, que eu chamo de 'comité administrativo extraordinário', são ilegítimas e ilegais. Os que neles servem não são juízes, mas simples funcionários em missão comandada”, defendeu o ex-Presidente chadiano.

É fundando-se nesta resposta do acusado, que o Tribunal exigiu a presença de Habré, na terça-feira às 09:00 horas locais e TMG, disse.

-0- KARL/IS PANA/DIM/IZ 20julho2015