Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente ivoiriense vai a enterrar 7 anos após sua morte

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O ex-Presidente ivoiriense, general Robert Guéi, será inumado na sua aldeia natal, Kabakouman, na província de Man (oeste do país), a 2 de Outubro de 2009, cerca de sete anos após o seu assassinato em 2002.
Fonte próxima da sua formação política, a União para a Democracia e Paz na Côte d'Ivoire (UDPCI), disse terça-feira à PANA que o programa prevê para quinta-feira o rito fúnebre seguido da transferência dos restos mortais para Man onde está prevista uma série de homenagens populares no estádio municipal da localidade.
Na tarde do mesmo dia, após as homenagens em Man, os restos mortais serão transportados para Kabakouman, passando por Gouessesso a partir de Bainkouma, antes da cerimónia oficial sexta-feira na presença do chefe de Estado Laurent Gbagbo, seguida da inumação no túmulo familiar em Kabakouman.
Ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas ivoirienses, o general Robert Guéi tomou o poder na sequência dum golpe de Estado perpetrado em Dezembro de 1999.
Ele foi assassinado a 19 de Setembro de 2002, dia que marcou o início da rebelião ivoiriense.