Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente haitiano exilado na África do Sul quer regressar ao seu país

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O deposto Presidente haitiano, Jean-Bertrand Aristide, declarou-se pronto para regressar ao seu país natal após seis anos de exílio na África do Sul.

« No que me diz respeito, estou pronto », declarou o ex-Presidente haitiano num comunicado divulgado quarta-feira.

« O meu objetivo é muito claro: contribuir para servir os meus irmãos e as minhas irmãs haitianos enquanto simples cidadão no domínio da educação », acrescenta o comunicado.

O ex-Presidente haitiano, que reside em Pretória, reagia ao regresso surpresa do ex-ditador Jean-Claude Duvalier "Bébé Doc" ao Haiti.

Jean-Bertrand Aristide foi destituído em 2005 e teve de fugir do Haiti a bordo dum aparelho do Exército norte-americano quando rebeldes cercavam a capital haitiana, Port-au-Prince.

O ex-Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, que desempenhou um papel determinante na tentativa de resolução da crise política no Haiti, foi vivamente criticado por ter acolhido Jean-Bertrand Aristide.

Jean-Bertand Aristide afirmou que o seu regresso era necessário para ajudar os seus compatriotas e por razões médicas depois de efetuar seis operações oftalmológicas nos seus seis anos de exílio.

« Esperamos que os Governos haitiano e norte-americano entrem em contacto para que eu possa partir nos próximos dias », afirmou o ex-Presidente haitiano.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/FK 20jan2011