Agência Panafricana de Notícias

Europa e Estados Unidos instam Líbios a respeitar decisões das autoridades eleitorais

Trípoli, Líbia (PANA) - Os Estados Unidos e quatro países europeus, incluindo Alemanha e França, exprimiram o seu pleno apoio às autoridades líbias responsáveis ​​pelo controlo judicial das candidaturas às próximas eleições gerais, no país, apelando a todos os atores líbios para respeitarem as suas decisões.

Uma primeira lista preliminar de 98 candidatos às eleições presidenciais de 24 de dezembro próximo, na Líbia, foi enviada pela Alta Comissão Eleitoral Nacional (ACEN) às autoridades competentes para averiguação e posterior publicação de uma lista temporária, enquanto se aguarda pelo fim dos recursos para a publicação da lista final.

Num comunicado conjunto divulgado quarta-feira, as embaixadas dos países supracitados anunciaram ter tomado conhecimento do anúncio pela Alta Comissão Eleitoral Nacional do encerramento do processo de depósito de candidaturas para as próximas eleições presidenciais na Líbia.

“Estava tudo claro com o nível de inscrição nas listas eleitorais. O grande número de candidaturas representa mais uma prova da determinação do povo líbio de participar ativamente no processo democrático”, refere a nota conta das missões diplomáticas de França, Alemenha, Reino Unido, Itália e Estados Unidos.

Mais de 2.800.000 eleitores registaram-se no ficheiro eleitoral, na Líbia, enquanto, desde 08 de novembro corrente, mais de 1.700.000 levantaram os seus cartões eleitorais, e 2.001 candidatos apresentaram-se, até ao momento, nas eleições legislativas, cuja data de encerramento está marcada para 7 de dezembro próximo.

“Saudamos os esforços da ACEN na implementação da base técnica para eleições bem-sucedidas e esperamos impacientemente a formalização, pela ACEN, pelo calendário eleitoral completo”, disseram as embaixadas dos países acima referenciados, no seu comunicado.

As cinco embaixadas reafirmaram a sua determinação de apoiar a estabilidade na Líbia, depois de um processo político liderado e controlado pelos próprios Líbios e facilitado pelas Nações Unidas.

“Convocamos todas as partes líbias a se comprometerem a realizar eleições presidenciais e parlamentares livres, justas, inclusivas e equitativas a 24 de dezembro de 2021. E exortamos todos os atores internacionais a encorajarerm e apoiarem a transição democrática”, concluiu o documento.

-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/DD 25nov2021