Agência Panafricana de Notícias

Eurodeputados pedem ao Sudão para libertar jornalistas encarcerados

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Eurodeputados advogam o fim da detenção arbitrária de jornalistas e, sobretudo, o levantamento das acusações contra o escritor Mohamed Zineal-Abidine, para quem eles expressam suas profunda preocupação.

Na sequência duma resolução aprovada quarta-feira última no Parlamento Europeu sobre o Sudão, Os deputados europeus exigem das autoridades sudanesas para acabarem com todas as formas de censura, apreensões de jornais e restrições crescentes impostas aos jornalistas, incluindo detenções arbitrárias, atribuídas aos serviços sudaneses de inteligência e segurança (Niss).

O escritor Abidine foi condenado a 23 de outubro último a uma pena de detenção suspensa a que se acrescenta um período probatório de estágio de cinco anos. Os eleitos europeus exigem que sejam revistas imediatamente todas as acusações contra si.

O escritor é acusado de violar o código de deontologia do jornalista por ter escrito, em 2012, um artigo crítico ao Presidente sudanês, Omar-El-Bechir, no jornal Al.-Tayar.

-0- PANA AK/BEH/SOC/DIM/DD 17nov2017