Agência Panafricana de Notícias

Eurodeputada considera acordo de pesca com Mauritânia "modelo de transparência"

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O acordo entre a União Europeia (UE) e a Mauritânia sobre a pesca é "um modelo de transparência", afirmou uma eurodeputada sueca, Linnea Engstrom.

Num relatório apresentado durante um debate no Parlamento Europeu em Bruxelas e aprovado pela Comissão da Pesca, eurodeputada sublinhou que a Mauritânia publicou todos os outros acordos de pesca com um país terceiro.

Engstrom indicou querer obter todas as informações sobre as capturas de todas as frotas e sobre as condições em que elas operam nas águas territoriais mauritanas.

A seu ver, todos os acordos comerciais bilaterais negociados deverão promover condições que respeitem o ambiente e socialmente justas para a produção de produtos da pesca, graças à utilização das restrições quantitativas e qualificativas apropriadas sobre o acesso ao mercado da UE.

« Todos os produtos da pesca ou seus derivados que não respeitem estas condições ou violem as regras de proteção dos consumidores deverão ser excluídos do mercado europeu", defendeu.

Para a eurodeputada sueca, os navios que pescam no quadro das disposições dum acordo de pesca sem fornecerem dados, deverão ser objeto de sanções, nomeadamente retirada da autorizacão de pesca para o armador, em virtude do regulamento sobre o controlo e luta contra a pesca ilegal.

-0- PANA AK/IS/IBA/FK/DD 26fev2016