Agência Panafricana de Notícias

Etiópia, Egito e Sudão reúnem-se sobre barragem "Renascimento"

Túnis, Tunísia (PANA) - Um encontro tripartido agrupando os ministros sudanês, etíope e egípcio responsáveis pelos Negócios Estrangeiros e Recursos Hídricos, iniciaram terça-feira, em Cartum, uma reunião sobre a barragem "Renascimento" construída pela Etiópia.

Falando durante a sessão de abertura da reunião, o ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros, Ali Karti, salientou o progresso sensível realizado pela Comissão Internacional dos Peritos sobre a Barragem "Renascimento", considerando a reunião "uma oportunidade" para um diálogo ao mais alto nível com vista a um acordo a favor do bem-estar dos povos dos três países.

Por seu turno, o seu homólogo egípcio, Sameh Choukri, precisou que a reunião representa uma viragem decisiva para os países da bacia do Nilo com vista a construir pontes de entendimento comum, e que o Egito defende encontros similares que criem ações comuns para objetivos e vontades políticas comuns, visando uma cooperação frutuosa.

Enquanto isso, o ministro etíope dos Negócios Estrangeiros, Tadros Adhanom, disse que o seu Governo acredita na "necessidade sensível" da utilização dos recursos hídricos como meio de reforçar a integração económica.

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/MAR/IZ 04março2015