Agência Panafricana de Notícias

Etiópia, Egito e Sudão chamados a intensificar diálogo sobre barragem de" Renascença"

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – O Egito, a Etiópia e o Sudão são chamados a intensificar o diálogo sobre a questão da barragem "A Renascença” a fim de chegarem, num prazo aceitável, a um acordo global e juridicamente contratual, que garanta os interesses dos três países de forma equilibrada, declarou o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes(LEA), Ahmed Abou El-Gheit.

É preciso notar que os chefes da diplomacia dos países-membros exprimiram a sua total solidariedade com o Egito e o Sudão na proteção da sua segurança hidráulica, indicou Abou El-Gheit, durante uma conferência, terça-feira última à noite, no encerramento duma reunião dos chefes da diplomacia árabe na capital egípcia.

A Liga dos Estados Árabes (LEA) exprimiu também o seu apoio aos esforços envidados pelo Egito para chegar a um acordo, insistindo na necessidade, para os três países em apreço, de darem prova cada vez mais de sinceridade nas suas relações.

O seu secretário-geral saudou, nessa ocasião, os esforços do Egito para chegar a um acordo relativo à questão da barragem “A Renascença”, construída na Etiópia, sobre o Nilo Azul, foco de tensão entre esta última e o Egito.

-0- PANA YY/IN/TBM/SOC/FK/DD 11set2019