Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos suspeitam Emirados Árabes de ataques aéreos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Exército americano suspeita que o Egito e os Emirados Árabes Unidos (EAU) são responsáveis pelos ataques aéreos que visaram ultimamente fações islamitas na Líbia, afirmou o porta-voz do Pentagóno citado quarta-feira pela imprensa líbia.

Numa declaração à imprensa, o almirante John Kerby, evocou alguns pormenores que reforçaram as suspeitas da administração do Presidente Barack Obama sobre a implicação destes dois países nos raides contra Tripoli.

Além disso, o Secretariado de Estado americano reconheceu terça-feira, pela primeira vez, que os ataques aéreos foram levados a cabo ultimamente pelo Egito e pelos Emirados na Líbia, indicou a mesma fonte.

"Sabemos que são os Emirados e o Egito que levaram a cabo estes últimos dias ataques aéreos na Líbia", revelou aos jornalistas a porta-voz do Departamento do Estado americano, Jane Sky.

Washington absteve-se até agora de acusar diretamente o Egito e os Emirados de ter levado a cabo esses raides que visaram grupos armados islamitas líbios na capital, Tripoli.

Um responsável americano revelou sob o anonimato ao jornal "New York Times" que os Emirados Árabes Unidos efetuaram secretamente ataques aéreos contra grupos islamitas armados na Líbia com o apoio do Egito.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 27ago2014