Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos saúdam libertação de ativista na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A Embaixada dos Estados Unidos na Mauritânia saudou “a libertação provisória por razões médicas” do presidente duma organização da sociedade civil, Sow Djibi, detido em novembro de 2014, com o líder da Iniciativa de Recordação do Movimento Abolicionista (IRA), Birame Ould Dah Ould Abeid.

Eles foram ambos condenados a dois anos de prisão efetiva por terem organizado uma caravana que denunciou « as expropriações e a escravatura fundiária » no vale do rio na Mauritânia.

Doente em detenção, à espera duma decisão de recurso, o caso do presidente da Organização não Governamental « Kawtal Ngam Yelitare » mobilizou várias ONG como Agir Juntos para os Direitos Humanos (AEDH), a Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH).

« Nós aguardamos doravante por uma decisão sobre o recurso interposto por Djibi Sow e pelos seus co-reclusos, Biram Ould Ould Abeid, presidente da IRA e Biram Ould Ramdan, vice-presidente da mesma organização », escreveu a representação diplomática norte-americana.

-0- PANA SAS/JSG/IBA/FK/IZ 30junho2015