Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos realçam localização geográfica de São Tomé e Príncipe

São Tomé e São Tomé e Príncipe (PANA) – A localização geográfica de São Tomé e Príncipe permitirá melhorar a segurança para o desenvolvimento comercial via marítima, defendeu esta terça-feira em São Tomé o general Carter Ham, comandante do Comando Americano para África (AFRICON).

O comandante Ham fez estes pronunciamentos durante uma audiência que lhe concedeu na capital santomense o Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, soube a PANA de fonte oficial.

“O senhor Presidente aconselhou-nos para trabalharmos em conjunto com todos os países da região por forma a termos uma melhor segurança para todos os países do continente”, afirmou, o general Carter Hamdo saída do Palácio do Povo.

Durante uma visita de menos de vinte quatro horas a São Tomé e Príncipe, ele encontrou-se igualmente com o ministro da Defesa, Carlos Olimpio Stock.

O comandante do AFRICON, baseado na Alemanha, afirmou igualmente que a localização geo-estratégica que o arquipélago santomense assumiu no golfo da Guiné desempenha um papel importante na garantia da defesa e da segurança ”permitindo o desenvolvimento de negócios marítimos”.

Ele considerou que a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEEDAO) devem trabalhar em conjunto para combater a pirataria marítima na região do golfo da Guiné.

Ham refutou por outro lado alegações de que os Estados Unidos de América querem montar uma base de Africon em São Tomé e Príncipe, confirmando no entanto que as tropas americanas continuarão a visitar as ilhas de São Tomé e Príncipe com as suas embarcações.

Durante a sua estada de menos de vinte quatro horas a São Tomé e Príncipe, ele encontrou-se igualmente com o ministro da Defesa, Carlos Olimpio Stock.

A visita de uma importante delegação de defesa norte-americana a São Tomé e Príncipe acontece, depois do Irão ter manifestado a vontade de cooperar com este arquipélago do Oceano Atlàntico em diversas áreas.

A mesma visita ocorreu também um mês depois de o primeiro-ministro santomense, Patrice Trovoada, ter rubricado um acordo com um empresário taiwanês para criação de uma plataforma de transbordo de mercadorias no alto mar da zona Sul de São Tomé.

-0- PANA RMG/DD 22maio2012