Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos preocupados com vídeo sobre "execuções sumárias" na RDC

Washington, Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidos exprimiram a sua profunda preocupação por uma sequência vídeo de elementos das Forças Armadas da República Democrática do Congo (RDC) a executarem sumariamente civis, incluindo mulheres e crianças.

Num comunicado publicado em Washington pelo porta-voz interino do Departamento de Estado, Mark C. Toner, os Estados Unidos declaram que “estas execuções extrajudiciais, a serem confirmadas, constituirão violações flagrantes dos direitos humanos e podem incitar à violência e à instabilidade generalizadas neste país já frágil".

Os Estados Unidos pediram ao Governo da RDC « um inquérito imediato e aprofundado », em colaboração com as organizações internacionais de direitos humanos, para identificar os que perpetraram tais abusos hediondos e responsabilizar todos os implicados.

As Nações Unidas e as organizações parceiras regionais convidaram, na semana passada, os atores políticos a encontrar os meios de aplicar o acordo político de 31 de dezembro último sobre o calendário das eleições.

As Nações Unidas, a União Africana (UA), a União Europeia (UE) e a Organização Internacional da Francofonia (OIF) declararam, num comunicado conjunto, que estão cada vez mais preocupadas com o impasse político no país.

Advertiram que a situação « tem a potencialidade de minar a boa vontade política » que culminou na assinatura do acordo em dezembro último.

As quatro organizações parceiras notam que, seis semanas depois de se estabelecer as modalidades dum período de transição que conduzirá à realização de eleições pacíficas e credíveis em dezembro de 2017, as partes têm ainda por concluir discussões sobre a execução efetiva do acordo, segundo o comunicado.

Uma falta de planos de aplicação ameaça abalar a « legitimidade das instituições de transição até às eleições », declararam os parceiros.

-0- PANA MA/VAO/MTA/BEH/SOC/FK/IZ 21fev2017